O DIAGNÓSTICO QUE CRIOU UM MARCO NA PETROBRAS
Na Lynx Engenharia, acreditamos que os grandes resultados nascem de parcerias estratégicas e expertise incomparável. Nosso CEO, Luís Aguiar dos Santos Neves, foi escolhido como responsável técnico pela empresa Grupo I can para um projeto de alto impacto: o diagnóstico da maturidade da gestão de ativos ISO 55.001 na Bacia de Santos, especificamente no ativo P69 da Petrobras, conforme segue abaixo nosso case de sucesso:
“Diagnóstico da Gestão de Ativos da UN-BS Petrobras 2022, o marco.
Em 2019, a unidade de negócio da Petrobras, a UN-BS, criou um programa com a missão de entender, tratar e implementar a gestão de ativos na UN-BS conforme requisitos e padrões internacionais em gestão de ativos.
Cada etapa cumprida do programa permitiu o avanço que a jornada de gestão de ativos contempla rumo à excelência operacional e a manutenção classe mundial.
A condução da força de trabalho da Petrobras, à frente deste programa, garantiu uma prática realizada desde o início que foi, saber em que nível de maturidade a organização se encontra e, a partir disso, elaborar ações concisas para as discrepâncias identificadas, ou seja, é necessário um diagnóstico de avaliação da gestão de ativos capaz de identificar o atual contexto da organização dentro da abordagem da gestão de ativos para saber se o caminho percorrido pela UN-BS e do ativo P69 está alinhado com os requisitos dos modelos normativos e, para isso, a avaliação deveria ser feita por uma empresa contratada.
A contratação passou por um processo licitatório e, os projetos apresentados, contaram com a participação de grandes empresas de consultoria do Brasil e, ainda assim, a Petrobras entendeu que no projeto apresentado pelo Grupo I can havia um potencial mais alinhado ao tamanho do desafio e por isso contratou essa empresa.
Neste projeto para realizar o diagnóstico da gestão de ativos para a Petrobras, o Grupo I can foi composto por:
- Luís Aguiar dos Santos Neves, responsável técnico pelo projeto diagnóstico da gestão de ativos da UN-BS, certificado CAMA em gestão de ativos – pré requisito pela contratação pela Petrobras, engenheiro mecânico, engenheiro de manutenção e CEO da Lynx Engenharia Sistemas de Controle ME.
- Tereza Soares, administradora e avaliadora do projeto do diagnóstico da gestão de ativos da UN-BS, 32 anos na Petrobras, sendo 16 anos em funções gerenciais, Conselheira Fiscal da Petros e, desde 2014, sócia proprietária do Grupo I can;
- Ricardo Blanco, avaliador e gerente de relacionamento do projeto de diagnóstico da gestão de ativos da UN-BS, 32 anos no sistema Petrobras atuando na gerência geral da Transpetro na modelagem e estruturação de aquisições de bens e serviços (Supply Chain).
A apresentação final do Diagnóstico da Gestão de Ativos da UN-BS/P69 Petrobras 2022, foi realizada para um público específico e contou com a presença da alta direção da unidade da Bacia de Santos, dos membros/gerentes da comissão de gestão de ativos, gerente de operações da plataforma e, gerentes de áreas como: gestão, planejamento, orçamento, integridade dos ativos e engenharia de confiabilidade.
Os resultados da UN-BS e do ativo P69, apresentados, forneceram um alto nível de detalhamento, agindo como um facilitador adicional na elaboração do plano de ação bem como os próximos passos a serem dados, e ainda, foram fornecidos insights de manutenção contendo informações valiosas capazes de promover a revisão na estratégia do planejamento da gestão de ativos, não apenas na UN-BS, mas por abrangência se estender, para todas as unidades da Petrobras, reconhecidos pela equipe do projeto e pela alta direção da empresa”.
Nota: Texto, imagem e logomarca da Petrobras, usados neste case, site ou em nossos canais de comunicação, foram apresentados à Petrobras e autorizados pelas áreas de Comunicação e Segurança Corporativa da Unidade da Bacia de Santos. UN-BS Junho 2022.
Acesse também os canais de notícias:
https://www.guiaoilegas.com.br/pt/site_extras_detalhes.asp?id_tb_extras=1423640